terça-feira, 26 de agosto de 2008

Educação musical será obrigatória na educação básica



"Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira e publicada ontem no Diário Oficial, a lei estabelece o ensino musical no âmbito da disciplina de Artes nos níveis Fundamental e Médio. Porém, a definição sobre a periodicidade e o tempo que será ministrado caberá aos conselhos estaduais e municipais de Educação. Os sistemas educacionais terão três anos para se adaptarem à nova regra". (Fonte Zero Hora 20/08/08). Esta lei com certeza trará inúmeros benefícios para educação, não é só por eu ser professor de música, mas por acreditar que através da música e das artes poderemos ter uma sociedade mais culta e digna. Há inúmeras contradições sobre esta lei, muitos professores acham inútil a música na escola, porém existe diversos estudos tratando do assunto e mostrando que alunos que tiveram música na escola apresentam uma facilidade em lidar com números e letras. Muitos acham esta lei desnecessária e que deveríamos investir em outras coisas, mas eu pergunto, que coisas? As vezes reclamamos dos nossos alunos, que são insensíveis ou rudes demais, mas será que nós professores não estamos querendo isso? Querendo um aluno que entre quieto e sai quieto da sala de aula, que tire notas altas mas que não perturbe ou não questione o que esta sendo explicado? A música é a arte de expressar os sentimentos através dos sons, e hoje em dia a escola trabalha muito pouco os sentimentos dos alunos, poderemos notar que os alunos que praticam música reforçam seus laços afetivos e colaborativos, uma vez que para tocar algum instrumento ou cantar é preciso concentração, dedicação e respeito aos colegas. O aluno para obter resultados satisfatórios em música tem que se envolver por completo, isso acaba passando para outras disciplinas como a matemática, física, química e outras. Espero poder ver uma geração envolvida e comprometida com as artes, com certeza teremos cidadões mais críticos e questionadores, pessoas que lutaram por uma sociedade mais justa.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A educação e o universo virtual

Ola, colegas!!! Fico contente em poder participar deste blog colaborativo, que acredito ser muito importante para nós professores e nossos alunos. No meu ponto de vista a internet e a educação caminham em harmonia hoje em dia, e nós como educadores não podemos fechar os olhos ou virar as costas para essa tecnologia. O Brasil hoje tem aproximadamente 40 milhões de usuários de internet, e a grande maioria são nossos alunos que passam horas navegando em páginas de relacionamento, salas de bate papo, paginas de pesquisas entre outros. Temos que saber usar esta ferramenta como nossa aliada e não como inimiga, pois na luta contra a internet creio que só perderemos. Sempre defendi que devemos proporcionar aos nossos alunos oportunidades e atividades diferentes, e a linguagem da internet é dominada por eles com grande facilidade.
Espero que este blog sirva de degrau para alcançarmos nossos objetivos e trocarmos informações entre as mais diversas áreas.

domingo, 24 de agosto de 2008

Você se considera um educador do século XIX?

A edição 2074 da revista VEJA acusa os professores brasileiros de culpados pelo baixo índice de aprendizagem dos alunos, apresentado numa pesquisa de Qualidade em Educação. Segundo diz na matéria, os docentes incutem nos alunos idéias esquerdistas e refere-se a Paulo Freire dessa forma: “idolatram personagens arcanos sem contribuição efetiva à civilização ocidental, como o educador Paulo freire, autor de um método de doutrinação esquerdista disfarçado de alfabetização. Entre os professores brasileiros ouvidos na pesquisa, Freire goleia o físico teórico alemão Albert Einstein, talvez o maior gênio da história da humanidade. Paulo Freire 29 x 6 Einstein. Só isso já seria evidência suficiente de que se está diante de uma distorção gigantesca das prioridades educacionais dos senhores docentes, de uma deformação no espaço-tempo tão poderosa que talvez ajude a explicar o fato de eles viverem no passado."

Na minha opinião a revista VEJA tem claramente uma ideologia que defende os interesses de uma classe dominante, que não quer um povo que pense e preza que a escola "ensine matéria", mas não "prepare cidadãos". Creio que a definição dada ao grande Paulo Freire, mundialmente respeitado , não poderia ser mais equivocada, porque tudo o que ele pregava era a libertação e não a doutrinação. Segundo a reportagem, os docentes vivem no passado. Segundo a minha opinião, estamos de olhos bem abertos no presente, aprendendo com os erros do passado. Chega de ser professor que despeja conteúdo descontextualizado, exigindo decorebas. Hoje queremos que nosso aluno aprenda a matéria, mas que também esteja conectado com o mundo, saiba exigir seus direitos e cumprir seus deveres e lute pelo seu lugar numa sociedade que ainda privilegia poucos . Como educadora é isso que espero com a minha prática pedagógica e não me arrependo.

Essa foi a resposta de Moacir Gadotti - Diretor Fundador do Instituto Paulo Freire

"Paulo Freire não respondia a ataques pessoais. A Revista Veja é muito coerente com a sua postura ideológica. Há mais de uma década ela vem atacando Freire. Hoje ela faz parte da campanha "Compromisso Todos pela Educação", ao lado da FIESP e de outras instituições que defendem uma educação com base na ética do mercado, contrária aos princípios pedagógicos freirianos. Creio que a posição da Revista Veja, hoje como ontem, continua firme na defeça da sua ideologia neoliberal, que, segundo Freire, nega o sonho e a utopia. É melhor esta posição firme do que a aquela que se esconde sob o manto de uma pseudo-neutralidade. A Revista Veja não está contente com os docentes que, mesmo em condições tão adversas, buscam educar para um outro mundo possível. Saber que 29% dos professores se identificam com Paulo Freire é uma demonstração evidente de que as suas idéias tem ressonância neles e que nós, do Instituto Paulo Freire, continuando e reinventando Freire, estamos no caminho certo."

sábado, 23 de agosto de 2008

Ser professor...

Iniciei minha carreira como professora à apenas 1 ano e até então confirmei que tudo que estudei e busquei até hoje valeu apena, pois tudo foi em prol ao objetivo de Ser professor e essa profissão para mim pelo menos, é algo contagiante, desafiador e especial.
Atualmente sou professora de uma escola particular lecionando para o ensino fundamental e médio com a disciplina de ciências e química e também trabalho na escola municipal Pio XII, no qual este ano estou no Laboratório de Ciências desenvolvendo oficinas para os alunos e comunidade escolar relacionadas ao Projeto: "Do individual ao coletivo: Criando, fazendo e inovando", projeto este, que está sendo patrocinado pela empresa Gerdau.
Enfim estou muito contente com minhas atividades atuais , afinal Ser professor é uma arte. O que você acha dessa afirmação anterior?

Educação & Ambiente Virtual

“Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se ! Mas, também, tem um preço... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida... Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!” Içami Tiba
Estas palavras sintetizam a atitude do professor frente às tecnologias na educação, frente aos alunos e por que não, frente à vida. Um grande abraço.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Educação

Ser professor é investigar ,crescer, conhercer ,aprender, inovar ser rede com o mundo que envolva o nosso aluno. Por isto que sou professora.

Ser professor

Realmente, ser professor hoje não é fácil. Não somos valorizados por pais e governantes.Isso dá um desânimo e às vezes vontade de desistir, mas uma força interior vem e impulsiona-me, pois sinto que minha tarefa é ajudar o próximo, ajudar a construir, trocar, abrir horizontes para que sejam alguém na vida.

Ser professor

Colegas! Que bom poder compartilhar com vocês este blog! Realmente ser educador hoje em dia não é uma tarefa fácil. Tudo que diz a poesia nos leva a reflexão de como é pouco valorizada a nossa profissão e a importância que ela tem para nossa sociedade. Todas as pessoas famosas, artistas, cientistas, políticos etc...foram alfabetizados por um professor e passaram por muitos outros no decorrer de suas vidas.
Eu por exemplo que já passei 30 anos de minha vida em sala de aula já perdi a conta de quantos alunos já passaram por mim. Muitos deles sei que estão bem que seguiram em frente e isso nos engrandece e nos faz ver que vale a pena ser professor!
Parabéns a todos nós!!!
Ser professor, é um desafio que permanece, devemos fazer com que a escola além de ser realizadora, que ela faça parte de uma experiência enriquecedora, onde os alunos sejam atraidos e tenham prazer em fazer parte dela.
Adoro o que faço , sou uma profissional que sempre está buscando coisas novas ,e refletindo sobre a prática pedagógica.

Ser professor ...

Ser professor é ter o privilégio de trocar experiências ,aprender a cada momento e fazer e refazer seus conceitos apesar de suas vivências. Professor é aquele que, mesmo num instante de desespero e angustia quanto ao seu valor, ainda não desiste e sonha com um respeito e reconhecimento, logo ali, no futuro de alguém que passou por suas mãos.

Educação do aluno

Poema sobre educação
A vida é como a matemática
cheia de mutiplicações e
de calculos e
sempre cheio de problemas.
"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido."
"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades."
A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor."
"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação."
"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".
"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê."
"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?"
"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos."
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
"Educação é aquilo que revela ao sábio, e disfarça do tolo, sua falta de entendimento."
"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação."
"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos."
"A educação inicia o cavalheiro; a conversação completa-o."
"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem."
"Não se pode falar de educação sem amor".

Educação atual

Antigamente era muito mais fácil ser professor. O professor mandava e o aluno obedecia. Hoje os tempos mudaram. Será para melhor ou pior? Esperamos que seja para melhor, pois com o ensino democrático o aluno participa ativamente interagindo com o professor na sua aprendizagem. E cada vez mais o professor se dá conta que não é ele somente o dono do saber. O professor deve estar constantemente buscando o novo para poder acompanhar a evolução.

Blog Colaborativo

O blog colaborativo é uma oportunidade de aprender em rede . Como última proposta da Oficina de Blogs, do projeto Ler e Escrever Tecnologias da Educação, estamos criando esse blog colaborativo para reunir educadores de várias instituições de Charqueadas, RS, a fim de que troquem conhecimentos em rede. A proposta do blog será definida posteriormente pelo grupo. Inicialmente proponho que assista ao vídeo e depois faça uma postagem sobre como você se sente como professor hoje. Quais os desafios que você vê pela frente? O que te impulciona e dá coragem? Escreva sobre esse tema que é a educação atual.